Últimos dias para se inscrever no Festival Cinema Negro em Ação

Cineasta gaúcha Camila de Moraes é a curadora do festival | Foto: Natasha Montier

Encerram no dia 16 de outubro as inscrições para o primeiro Festival Cinema Negro em Ação voltado para realizadores negras e negros. O festival é internacional e competitivo, contemplando videoclipes, videoartes, curtas-metragens e longas-metragens em formato digital. Estão habilitadas a participar produções de qualquer ano, com temática livre, sem necessidade de serem inéditas. As inscrições podem ser feitas no site da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac).

Idealizado pela cineasta gaúcha Camila de Moraes, diretora do documentário O Caso do Homem Errado (2017), o evento busca promover a equidade racial no mercado audiovisual brasileiro. “Importante frisar que é um festival afirmativo, que tem a intenção de conhecer outros olhares produzidos dentro do audiovisual, servindo como um facilitador de diálogos entre público e setores da indústria cinematográfica”, afirmou Camila.

O evento, uma realização da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e Instituto Estadual de Cinema (Iecine), ocorre de 20 a 27 de novembro, integrado às programações do mês da Consciência Negra.

Festival é voltado a profissionais negros | Foto: Giuliano Lucas

Exibições e premiação

As produções selecionadas poderão ser conferidas pelas redes sociais da Casa de Cultura Mario Quintana e pela plataforma Cultura em Casa, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Os concorrentes serão avaliados por um júri especializado que apontará os vencedores. Estão previstos prêmios nas principais categorias, incluindo uma residência artística, em parceria com o Festival Internacional de Cine de Cartagena de Índias, na Colômbia, o mais antigo das Américas, para os vencedores de melhor curta-metragem estadual e melhor longa-metragem nacional.

Além disso, haverá seleção de 14 projetos em desenvolvimento de séries e longas-metragens, que vão receber o selo Cinema Negro em Ação, e serão apresentados em encontros exclusivos com players convidados parceiros do festival, dentre os quais, a plataforma Netflix.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s