Kim Kardashian West: The Justice Project

Empresária discute a reforma da justiça criminal em filme

Kim Kardashian West usa sua grande plataforma pública para defender a reforma da justiça criminal nos Estados Unidos em Kim Kardashian West: The Justice Project. Inicialmente, ela conta quando teve o primeiro contato com casos de penas absurdas para pessoas que foram condenadas por crimes sem violências, autodefesa e por simplesmente estar no lugar errado na hora errada

O documentário traz alguns exemplos do que Kim, que está estudando Direito e está prestes a realizar a prova equivalente a OAB lá nos EUA, tem trabalhado para defender com ajuda e supervisão de advogadas da #cut50, uma iniciativa bipartidária nacional que visa reduzir o número de pessoas nas prisões, cadeias e crimes no país estadunidense. A empresária ouve as versões dos condenados sobre as ações que os levaram a ser presos, como foram negligenciados durante as suas defesas e, mesmo com seus serviços dentro das prisões, mostrando-se dignos de uma segunda chance, ainda assim, não tiveram suas penas revisadas ou revertidas.

Kim entrevista condenados sobre suas prisões e penas

O documentário apoia-se nas histórias e desdobramentos dos entrevistados para mostrar como o sistema penitenciário americano é injusto, duro e nada humanitário. Como já abordado em 13ª Emenda, de Ava DuVernay, o sistema prisional americano possui um número absurdo de presos e não há sinais de mudanças. No entanto, a empresária descobriu a importância que a sua posição privilegiada poderia influenciar na reforma da justiça criminal

Mesmo que seja só uma carta pedindo clemência ou uma visita a alguma autoridade, Kim foi atrás do que podia fazer, dentro das suas condições, para poder ajudar na liberdade destes e de outras 7 mil pessoas, desde que se juntou a esse projeto de lei federal.

O documentário serve para apresentar e discutir, mais uma vez, como o sistema prisional e a como a justiça americana precisa de mudanças urgentes. Se por um momento, pode parecer que Kim produziu este filme por pura vaidade, em seguida, fica como exemplo como alguém privilegiado pode se unir a uma causa social sem viés partidário e sem soar supérfluo. Fora que mostra como Kim continua evoluindo o status de celebridade para novos títulos e construindo a sua carreira com novos propósitos. Desta vez, pensando nos outros. O filme está disponível na Amazon Prime Video.

 

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s