A história que a gente queria ouvir de Sandy & Junior

Sandy e Junior relembram a carreira na série documental

Sandy & Junior: A História se compromete a trazer a dupla, que marcou a infância e juventude de muitos, em um encontro pessoal com desabafos, lembranças e impressões dos 30 anos de carreira. Em sete episódios, divididos por fases, a série documental certamente vai emocionar aqueles que cresceram tendo Sandy Leah e Junior Lima como ídolos e referências pessoais ao longo da vida. Eu, como fã desde que me conheço por gente, confesso que foi uma satisfação finalmente ter uma produção como esta para ouvi-los sobre como foi crescer diante do Brasil inteiro, como o sucesso impactou as suas vidas e, claro, como se desenvolveram como artistas.

Nascer em uma família de músicos com certeza influenciou a decisão dos irmãos de seguirem o mesmo caminho. Sandy e Junior foram privilegiados por terem escolhidos a profissão de artistas e por terem o acompanhamento e apoio dos pais, Noely e Xororó, além dos recursos necessários, desde o início da carreira até os dias de hoje. A união da pequena família foi fundamental para que a dupla se tornasse não só o fenômeno da música pop brasileira, mas também mantivessem os pés nos chãos com muita disciplina e responsabilidades. A impressão que fica é que a música sempre falava mais alto nos corações dos irmãos, por mais que sacrificassem a vida pessoal, tudo valia a pena quando subiam no palco.

O recomeço

Mas, claro, tudo tem um preço. As especulações e as pressões da imprensa foram o que mais incomodaram Sandy e Junior durante os 17 anos que formaram a dupla. Especialmente Junior que, em um dos episódios mais emocionantes, revela o quanto o machucava ouvir sobre ser uma sombra da sua irmã, do quanto o subestimavam como artista e como questionavam somente a Sandy sobre seguir uma carreira solo. Já ela, que parece ser muito mais resistente quanto à opinião alheia, precisava lidar com a fama de santa e com as curiosidades sobre a sua virgindade, mas a cantora aprendeu a ignorar a estes rótulos de letra. Com isso, é possível entender as motivações que levaram os irmãos a desacelerarem e optarem por uma carreira mais discreta logo após o fim da dupla.

Dupla comemorou 30 anos de carreira com a turnê Nossa História

Depois de conquistarem recordes e sucesso, inclusive internacional para os que duvidaram na época, Sandy e Junior cresceram individualmente como artistas e entenderam que precisavam seguir caminhos opostos. Enquanto Sandy queria uma vida mais sossegada, Junior tirou o recomeço para experimentar e, finalmente, se provar como músico. A separação permitiu a liberdade e independência em suas carreiras, fora a tranquilidade de poder usufruir de uma vida pessoal com muito mais autonomia. Por isso, que o retorno para comemoração dos 30 anos foi muito calculado, pois era um risco mexer em um legado tão “lendário” ao mesmo tempo que não se sabia se o tamanho do sucesso, que poderia acontecer ou não, seria recompensável. Para quem estava vivo em 2019, percebeu que foi muito mais que recompensador tanto para Sandy e Junior quanto para os fãs.

A série documental foi mais uma extensão necessária para finalizar este breve retorno da dupla musical que marcou o cenário pop brasileiro. Pela primeira vez, Sandy e Junior tiveram controle sobre as suas narrativas e puderam desabafar sobre os seus lados da história, além de comemorarem o que construíram até aqui. Como fã, percebo que a turnê Nossa História e este revival concluem, definitivamente, a carreira deles como dupla e que nem tão cedo, e provavelmente nunca, testemunharemos algo tão grande como foi Sandy & Junior. Mas fico feliz por eles terem feito parte da minha história. Sandy & Junior: A História está disponível na Globoplay.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s