Estrelas Além do Tempo ★★★

estrelas2Direção: Theodere Melfi | Roteiro: Alison Schroeder, Ted Melfi, Lori Lakin Hutcherson | Elenco: Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monáe, Kirsten Dunst, Jim Parsons, Mahershala Ali, Aldis Hodge, Glen Powell e Kevin Costner | Gênero: Drama | Nacionalidade: Estados Unidos | Duração: 2h07min

A consagração do elenco de Estrelas Além do Tempo no último Screen Actors Guild Awards (SAG) comprova que a força do filme está no trio formado por Janelle Monae, Taraji P. Henson e Octavia Spencer. Baseado na histórica verídica da física e cientista espacial Katherine Johnson, a matemática Dorothy Vaughan e da engenheira aeroespacial Mary Jackson, que enfrentaram o dobro do preconceito em seu espaço de trabalho, não por serem mulheres em uma área dominada por homens, mas por serem negras. Elas foram muito mais que mão de obra na NASA, mas o cérebro em toda operação que lançou em órbita o astronauta John Gleen, marcando pra sempre a história dos Estados Unidos na corrida espacial que disputavam com os russos na época.

Estrelas Além do Tempo é um filme gracioso e produzido para homenagear estas três mulheres que muito foram subestimadas por causa da cor da pele do que por sua capacidade profissional. A homenagem serve para tirá-las do anonimato e dar voz, rosto e brilho aos feitos conquistados durante o período que trabalharam na agência espacial. O longa dirigido por Theodore Melfi é narrado de forma bem tradicional e sem surpresas ou alternativas na sua projeção, deixando o filme um pouco monótono em algumas situações. Por isso que a força de Estrelas está concentrada na interpretação do trio vencedor do SAG Awards. Taraji P. Henson entrega uma interpretação até então inédita para mim que apenas conhecia Cookie, de Empire. De forma comedida e ao mesmo tempo marcante, a atriz suaviza a sua expressão, mas sem perder a sua “atitude Taraji”. Quem também se destaca é a cantora Janelle Monae que atua com uma naturalidade ótima para sua estreia nos cinemas. Apenas Kirsten Dunst, que se apresenta de forma tão depressiva que parece que foi obrigada a participar do filme, poderia ter sido dispensada do elenco e interpretada por uma novata.

Sem qualquer pretensão de ser um filme maior que os demais concorrentes no Oscar, Estrelas Além do Tempo é marcado especialmente pela interpretação destas três atrizes fortes em cena. Apesar de ser considerado um drama, o longa tem seus toques cômicos durante a projeção e que aliviam um pouco a tensão com tantos empecilhos, que ironicamente não é a vida que coloca no caminho, mas os humanos. Com vários momentos emocionantes, cada personagem será capaz de fazer qualquer um lacrimejar com suas atitudes. Seja no roubo de um livro, na audiência com um juiz ou simplesmente com um pedido de casamento, o registro da vida de cada mulher de Estrelas Além do Tempo revigora a representatividade negra nos cinemas. E principalmente, alimenta a esperança de um mundo mais igualitário com Katherine, Dorothy e Mary dando o primeiro passo para esta caminhada.

3 comentários em “Estrelas Além do Tempo ★★★

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s